Indústria automotiva faz projeto de impacto socioambiental no ABC Paulista

Dá uma olhada nesses produtos e conta pra gente: do que você acha que eles são feitos?

‍Coleção REUSE

a- ( ) Tecido de alta qualidade

b- ( ) Restos de estofados de automóveis

c- ( ) Tecido de uniformes

d- ( ) Lixo

Acredite, todas as alternativas exceto lixo! Até porque não faz sentido descartar materiais que podem continuar sendo úteis, não é? Tem mais um ponto que você precisa saber: apesar dos produtos serem lindos e de excelente qualidade, eles são só uma pequena parte desta história, que é sobre reusar, repensar e reviver.

O começo é com a Fundação Volkswagen, responsável por coordenar ações de impacto social da Volkswagen Brasil, que desenvolveu o projeto Costurando o Futuro para estimular a geração de trabalho e renda nas comunidades no entorno das fábricas. Em parceria entraram a Aliança Empreendedora, com a expertise em apoiar microempreendedores de baixa renda e a Rede Asta, com a missão de criar uma coleção premium de brindes corporativos reaproveitando matérias têxteis da montadora com técnicas de upcycling¹.

Foi aí que as costureiras do projeto se organizaram para trabalhar em rede, formando o grupo Tecostes. Juntas, receberam capacitação técnica e organizacional com a estilista Bianca Matsusaki. Depois de 6 meses de cocriação e trabalho intenso, nasce a Coleção REUSE com 24 produtos estampados em três padronagens exclusivas.

artesanato rede asta grupo tecostes bianca matsusaki upcycling
‍Grupo Tecostes e Bianca Matsusaki

Conheça toda a Coleção e entre em contato com a gente para fazer o seu pedido:

 

GLOSSÁRIO:

¹Upcycling é o processo de transformar resíduos que iriam para o lixo em novos materiais ou produtos utilizando suas propriedades originais, sem os processos químicos e físicos da reciclagem.