Esse era o tamanho do problema enfrentado pela Ipiranga ao comprar a bandeira Texaco. As lonas vinílicas que revestiam as bombas de abastecimento e as fachadas dos postos precisavam ser trocadas. Os 30 mil metros quadrados desse resíduo poderiam ser aterrados, incinerados ou reaproveitados. Em parceria com a Rede Asta, a opção foi por uma solução sustentável e de impacto social: utilizar o material na confecção de 30 mil produtos feitos à mão por artesãs. 

Cada bolsa se tornou parte da história de transformação da marca, da matéria-prima, e das 49 artesãs que se dedicaram ao projeto. Elas foram treinadas pelo artesão Fernando Busson, especialista em bolsas e no reaproveitamento de banners publicitários.

transformação de lonas em brindes corporativos

Primeiro houve a limpeza adequada da matéria-prima. Depois as artesãs foram treinadas por Busson. A Rede Asta coordenou o projeto em Belém, Goiás e Recife, da produção ao controle de qualidade das peças e logística de entrega.

“A gente fez uma escolha, que foi valorizar as pessoas. Nós poderíamos ter reaproveitado essa lona de diversas maneiras, inclusive com métodos industriais, mas a escolha de trabalhar com cooperativas de costureiras e artesãs foi um ganho social.” Andrea Matriciano, supervisora de arquitetura e design da Ipiranga
artesas rede asta upcycling
Artesãs transformando as lonas em novos produtos

Lonas de publicidade são feitas de PVC vinílico, um tipo de plástico e uma trama de tecido. Da extração à reciclagem, há danos ao meio ambiente. Por isso, a solução de upcycling somada a projetos de inclusão econômica traz muitos benefícios:

 Para o MEIO AMBIENTE: menos resíduos.

 Para a IPIRANGA: problema resolvido e valor de marca.

 Para a REDE ASTA: impacto em negócios produtivos artesanais.

 Para os NEGÓCIOS PRODUTIVOS ARTESANAIS: alto faturamento com sobra de caixa para investir, ganho de visibilidade, mobilização e capacitação de costureiras.

 Para as ARTESÃS: aumento significativo de renda, aprendizagem com material e técnicas novas.

Além de lonas, também trabalhamos com outros resíduos como garrafas pet, uniformes industriais, tecido, vidro e muitos outros. Acesse o nosso portfólio e veja outros exemplos.