Solução de Upcycling para resíduo têxtil: Uma Adoro FARM mais sustentável

Quem acompanha a FARM consegue notar que há um movimento de ser mais consciente, de falar com seu público sobre sustentabilidade. O mais legal é que eles estão indo além do discurso e nós da Rede Asta somos parceiros nesse processo. Vem com a gente conhecer também:

Presente sustentável para as Farmetes

As clientes da FARM são tão apaixonados pela marca que ganharam nome: Farmetes. As mais engajadas tem um relacionamento bem próximo e por isso recebem no mês do seu aniversário um mimo exclusivo.

Desde janeiro, essas clientes VIP estão recebendo no mês do aniversário capas de almofadas feitas com carinho pelas artesãs do Toque de Mão. O impacto da ação é mais de 7 mil de renda direta para as mulheres que produzem e mais de 70 kg de tecido reaproveitado por esse projeto de solução de upcycling.

Cliente VIP FARM com presente dado pela marca as Farmetes
Erocilda, cliente VIP FARM, com vestido e almofada com tecido exclusivo da marca

Doação de retalho

Nos últimos meses estivemos envolvidos em alguns processos bastante importante para as nossas artesãs. A FARM passou a doar mensalmente sacos de retalhos que sobravam no corte para que as artesãs da Rede Asta produzissem produtos a partir desses insumos.

A indústria da moda joga fora toneladas de tecido em condições de uso no lixo por dia! Quando a FARM soube que havia uma rede de mulheres capazes de transformar suas sobras em novos produtos, acreditou que esse era um caminho mais nobre que o lixo para o final do rolo dos tecidos que não comportam novas peças e para a sobra do corte entre as peças. Desde o Abril de 2019, esses retalhos viram matéria-prima na mãos das artesãs da Rede Asta e-mais de 4 mil quilos de tecidos deixaram de ser impacto ambiental para virar impacto social.

“A parceria com a Farm é algo que sempre sonhamos, tentamos algumas vezes... Acho o VegPlac Pupunha com Estampa @adorofarm um casamento perfeito entre a Moda e a sustentabilidade. Além é claro de agregar valor aos produtos, já que suas estampas são conhecidas e adoradas por um público apaixonado pela FARM. É o Socioambiental, sendo feito de forma, simples, bonita e com baixo custo, já que somente os retalhos são doados.” Mônica Castedo – Mulheres da Reserva Botânica

O compromisso dos 28 grupos produtivos do Rio de Janeiro que estão envolvidos na parceria é retirar o saco com tecidos na data combinada,não utilizar os tecidos para fazer roupas – para tal eles são exclusividade da marca – e colocar a etiqueta da parceria em cada produto.

Galeria com 5 excelentes produtos e 1 foco na etiqueta

Almofada Fuxicão com tecido FARM
Necessaire com tecido FARM
Luminária de Vagplac com tecido FARM
Caderninho A6 com tecido FARM
Bolsa vice-versa (cada lado da bolsa tem uma estmpa diferente) com tecidos Adoro FARM

O Espaço Asta está repleto de produtos feitos através dessa parceria. Venha conferir de perto.

Outros parceiros da Re-FARM

Nesse movimento de ressignificar os resíduos, a FARM tem mais dois parceiros: o Banco de Tecido e o Nosso Tecido. No blog Adoro FARM tem mais informações sobre essas parcerias.

Continue lendo