Estamos em festa com as artesãs do Caminhos de Barro que foram premiadas como a Melhor Apresentação na Área Temática Trabalho durante a “Mostra de Extensão: IX IFF-UENF-UFF e I UFRRJ”. 

Estande premiado do Caminhos de Barro

O grupo é de Campos dos Goytacazes, interior do Estado do Rio de Janeiro. Na região o trabalho com o barro nas olarias para a fabricação de tijolos é fonte de renda para muitas famílias. Mas é um trabalho pesado que emprega mais homens do que mulheres. O negócio produtivo artesanal Caminhos de Barro surgiu como um projeto de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) para valorizar o trabalho com a argila e mostrar novos caminhos com a matéria-prima.

 

“Trabalhamos com a argila que é própria da região de Campos dos Goytacazes. Quando eu comecei a trabalhar com barro foi uma melhora para a minha autoestima. Comecei a sair de um marasmo, de uma depressão. Nas primeiras aulas eu achava que não ia conseguir fazer nada, mas com o tempo fui vendo que sou capaz. Trabalho com isso desde o ano 2000.”
Euzi de Souza - Grupo Caminhos de Barro

No grupo acontecem oficinas onde o saber é passado de aluno para aluno. Quem hoje está aprendendo, amanhã estará ensinando. No histórico de transformação está o barro, que vira peças lindas nas mãos de habilidosos oleiros, e também os artesãos, que encontraram na arte razão para viver.

 “Primeiramente, eu sou apaixonado por arte. Gosto mesmo de qualquer tipo, de jornal a arte em barro. Eu vi na internet, aprendi a mexer no torno e depois um professor me ajudou. Hoje eu faço esculturas à mão. Não tenho mais depressão, não penso mais em coisas ruins. Eu mexo no barro e esqueço de tudo. Isso para mim é muito gratificante.”
Genildo Cordeiro - Caminhos de Barro

 

O grupo está participando da Escola de Negócios Entusiasta em parceria com a Chevron Brasil. Em breve novas peças coproduzidas com a designer Flavia Souza no módulo de desenvolvimento de coleção da Entusiasta entrarão para o portfólio de produtos do grupo.

 

Você pode conhecer mais o trabalho do Caminho de Barros em suas mídias sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/projeto.caminhosdebarro

Instagram: https://www.instagram.com/caminhosdebarro/

E cariocas e visitantes do Rio de Janeiro podem conhecer ao vivo algumas peças que estão em exposição na Fábrica Bhering na Zona Portuária do Rio de Janeiro.