Eunice de Sousa da Silva é a personificação do coração de mãe. Amor e força transbordam na vida da paraibana criadora do grupo Costura Unida, que tem uma filha biológica, 9 filhos adotivos, 17 em processo de adoção e carinho de sobra para ajudar outras crianças e também as famílias da vizinhança.  

Em 1991, ao mudar com a família para a comunidade de Prados Verdes, em Nova Iguaçu (RJ), Eunice percebeu que muitas mulheres não tinham trabalho ou com quem deixar os filhos. Como tinha uma oficina de costura, passou a ensinar outras mulheres a costurar e terceirizar os serviços, além de acolher as crianças. Foi assim que surgiu o grupo Costura Unida e a creche comunitária Prados Verdes, que atende cerca de 80 crianças.

Hoje o Costura Unida conta com 30 máquinas e dezenas de costureiras, inclusive avós, mães e filhas trabalhando lado a lado. Sempre que há demanda, novas mulheres são treinadas. 

"Se eu não souber fazer e me der a oportunidade, eu aprendo”, explica Eunice. 

As novas integrantes começam fazendo os serviços mais simples e aos poucos vão recebendo treinamento das colegas mais experientes. A capacidade de produção chega a 1500 peças por dia e a renda gerada é fundamental para a vida das famílias.

Dona Eunice Costura Unida
Dona Eunice (à esquerda), as mulheres do Costura Unida e a equipe da Rede Asta
“Se não tem produção e falta algo para uma delas eu dou roupa, dou sapato, dou arroz. O que estiver faltando. Aqui não falta nada. É simples, mas o básico não falta para mim e meus filhos. Também não deixo que falte para elas” - Dona Eunice.

O grupo faz parte da Rede Asta desde 2012 e já incorporou os princípios de upcycling na forma de produzir. Quando não há encomendas, dona Eunice cria produtos com reaproveitamento de tecidos e mobiliza a comunidade para revender. Tudo para conseguir ajudar o maior número possível de pessoas: “Eu não posso ver as pessoas passando necessidade e não fazer nada. Amai ao próximo como a ti mesmo é um ensinamento que eu sigo. Esse trabalho é minha vida, minha força”.

Costura Unida em projeto com a Rede Asta
Costura Unida em projeto com a Rede Asta