Quando o lixo vira matéria-prima: alunos do IED Rio criam soluções para plásticos com baixo índice de reciclagem no Brasil

11/2/2019

Grande parte dos plásticos separados através da coleta seletiva terminam empilhados e sem outra destinação. Exatamente como Bruno Trindade retratou nessa foto que usamos de capa. Isso acontece porque não existe interesse ou incentivos comerciais para reciclar o material. Pensando em fazer diferente, nos unimos ao IED Rio e a Matéria Brasil no projeto Plástico Preciso. Com essa aliança mobilizamos alunos do curso de mobiliário do IED Rio para transformar esses plásticos que não tem interesse comercial em produtos úteis.

Projeto de inclusão econômica e design

Essas turma do IED Rio foi à Cidade de Deus conhecer a artesãs Lea e mapear necessidades de produtos da comunidade que pudessem ser feitas a partir de resíduos plásticos coletados na própria comunidade. Você pode saber mais dessa visita clicando aqui.

Através dessas visitas e pelo uso da máquina Plástico Precioso, os alunos desenvolveram: azulejo colorido e decorativo, nicho modular que pode ser usado como prateleiras, estantes entre outras coisas, cantoneira que pode ser usada como suporte de prateleiras ou elo de placas para formar outros móveis e um porta copo.


Azulejo decorativo | Alunos responsáveis: Fabio Miné Marco Vianna Marcelo Rosellini Kadri
Porta copo José Alexandre Carneiro | Aluno responsável: Lincoln Homero Ferreira
Nicho que vira móvel-Projeto Colmeia | Alunas responsáveis: Erik Araujo, Beatriz Abreu e Luciana Halbritter
Cantoneira que conecta a placas para montagem de móveis e prateleiras | Aluno responsável: Fábio Miné Costa

Precisamos diminuir o consumo de plástico e precisamos dar uso mais duradouro para os que já existem. Sozinho é difícil e por isso prezamos por essas parcerias do bem. Acreditamos que junto dá e que o futuro é coletivo.

Plástico Precioso

O Plástico Preciso é mais que uma máquina, é um movimento de economia circular onde máquinas de transformação de resíduos plásticos pouco aproveitados ganham nova vida. Veja o vídeo (em inglês) a seguir o funcionamento detalhado dessa tecnologia: