Uma nova parceria pela valorização do artesanato

21/6/2018

A Rede ASTA firmou mais uma parceria institucional para garantir melhorias no cenário do feito a mão do Brasil. A partir de agora, nós atuamos lado a lado com o CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro) em busca do reconhecimento e da profissionalização que o artesanato exige.

Rede ASTA e CRAB se unem pelo artesanato brasileiro

Cinquenta bilhões de reais. Esse é o valor que o feito a mão movimenta anualmente no país. O número é do Programa do Artesanato Brasileiro (Decreto nº 1.508, de 31 de maior de 1995) e foi divulgado em abril do ano passado. No entanto, o indicador pode ser maior devido ao ainda grau elevado de informalidade.

Por isso, a Rede ASTA valoriza a artesã brasileira impulsionando o seu nível profissional, social e econômico, bem como promove a empresa artesanal. Além de transformar resíduos em produtos bons, bonitos e do bem, transformamos artesãs em empreendedoras.

Já o CRAB é um conjunto de três prédios históricos no centro do Rio. Todos foram restaurados e tiveram suas fachadas originais mantidas. Lá, é possível conhecer o Brasil através de suas matérias-primas, inclusive resíduos. Porém, essa matéria é transformada pelas mãos, corações e criatividade dos artesãos.

O conceito base do CRAB vem do tripé emoção, conhecimento e comercialização, que, integrados, levam em conta novos modos de viver e apreender o feito mão, além de gerar novas conexões. Como a parceria com Rede ASTA que apesar de estar no início já demonstra iniciativas. O Centro de Referência já a recebeu aulas da quinta turma da nossa Escola de Negócios.

Nada mais natural que essa parceria. O CRAB é referência para o feito a mão. Lá tem o que há de melhor no artesanato brasileiro e o nosso trabalho na Rede ASTA é fazer com que nossas artesãs atinjam esse nível a partir de uma atitude mais empreendedora. Nossos objetivos convergem. – Alice Freitas | cofundadora da Rede ASTA

CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro)

Praça Tiradentes, nº 67 ao 71 - Centro, Rio de Janeiro
Terça a sábado - 10h às 17h
Entrada gratuita