Vocâ sabia que existe uma bolsa de valores socioambientais?

10/4/2018

A BVSA – Bolsa de Valores Socioambientais existe desde 2003. Primeiro ela tinha o nome de Bolsa da Valores Sociais e, em 2007, as questões ambientais passaram a ser contempladas. Funciona como uma bolsa de valores normal, mas no lugar dos investidores comprarem ações de uma empresa, eles compram projetos socioambientais. O objetivo é estimular a cultura de doação no país. Unindo de modo confiável e transparente organizações que precisam de apoio financeiro para executar trabalhos de impacto a investidores sociais.

Os financiadores podem acompanhar o andamento e resultados dos projetos escolhidos por meio de relatórios que a BVSA disponibiliza no site. Alguns doadores se interessaram por um projeto de aprimoramento técnico de artesãs da nossa rede.

Rede Asta e BVSA: design feito à mão

Por meio de captação na bolsa, começamos um projeto de design com seis grupos artesanais no Rio de Janeiro. Alice Meditsch, designer do laboratório de produtos da Rede Asta, visita as artesãs em seus locais de produção, entende as técnicas que elas já possuem, os canais para os quais elas vendem, os insumos que elas utilizam e quais técnicas de reaproveitamento de resíduos elas usam ou poderiam usar em suas produções.

Dona Eunice, líder do grupo Costura Unidade, apresenta os produtos para Alice Meditsch

Durante cinco encontros, artesãs e designer desenvolvem novos produtos e/ou melhoram a qualidade de antigos e aprendem a precificar as peças de modo correto. O objetivo é gerar renda para as artesãs através do desenvolvimento de competências técnicas e melhorias dos produtos.

Alice começou visitando o grupo Costura Unida, liderado por Dona Eunice, em seguida foi para o Nós do Ponto Chic que tem a Ceiça liderança e nos próximos meses visitará ainda mais grupos, conhecerá ainda mais mulheres e juntas cocriarão mais peças. Acompanhe nossos canais para saber tudo o que vai sair dessa parceria.