A Rede Asta é um negócio social que atua na economia circular desenvolvendo artesãs em empreendedoras que transformam resíduos em produtos bons, bonitos e do bem

E se os produtos descartados hoje
se tornassem a matéria-prima de amanhã?


Nós da Asta acreditamos nessa visão
e mobilizamos uma rede do bem por
meio da inovação, educação e design.


Ao transformar resíduos em ativos,
transformamos também artesãs em
empresárias e mudamos o olhar das
pessoas sobre os produtos que consomem.


Trabalhamos com o princípio de ausência
de desperdício e tornamos resíduos de
empresas em produtos com impacto
social. O que antes era fim, vira um novo
começo.

Asta: inclusivo para quem faz e para quem compra.

Impacto

História

A Rede Asta foi fundada em 2005 por Alice Freitas e Rachel Schettino com a missão de empoderar artesãs de áreas vulneráveis do Rio de Janeiro. Desde então o projeto cresceu, se espalhou pelo Brasil, beneficiou 1500 pessoas diretamente e transformou 4 toneladas de resíduos em produtos feitos à mão.

Nosso nome vem de Astrea, uma deusa grega que, segundo a Mitologia, foi enviada ao mundo dos mortais para dar fim a um período de maldade e inveja. Sob a influência de Astrea, a humanidade viveu uma época de justiça e igualdade. Por meio de parcerias  buscamos empoderar e gerar renda para artesãs brasileiras, seguindo a missão que trazemos no nome.

Veja o histórico de catálogos >
No items found.
2017
970 artesãs impactadas
até agora

Reposicionamento estratégico da Rede Asta

Lançamento do Espaço Asta

2016
784 artesãs impactadas

Entrada na CE-100 Brasil, uma rede de líderes no desenvolvimento da economia circular

Formatura de 2 turmas da Escola de Negócio das Artesãs, em parceria com o Coletivo Artes Coca-Cola e British Council

2015
970 artesãs impactadas

Certificação como Empresa B

Início da Escola de Negócio das Artesãs em parceria com o Coletivo Artes Coca-Cola

Participação no EY Entrepreneurial Winning Women, programa de mentoria para empreendedoras.

1º lugar no Prêmio UBS Visionários

2014
843 artesãs impactadas

Mobilização de uma rede de artesãos para atender pedidos de grandes empresas

Lançamento do catálogo com a história de cada grupo de artesãos da Rede Asta

2013
791 artesãs impactadas

R$ 1 milhão em produtos vendidos pela Rede Asta

Início do trabalho com grupos de artesãos na Amazônia a convite do Instituto Coca-Cola Brasil

Finalistas do Prêmio Folha Empreendedor Social

2012
638 artesãs impactadas

Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura

Ana Lúcia Franco, artesã que faz parte da Rede Asta, eleita microempreendedora do ano no Prêmio Internacional de Microfinanças do Planet Finance

Investimento do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal

Aporte de recursos da Fundação Chanel

2011
500 artesãs impactadas

40 grupos de artesãos  e 700 conselheiras integram a Rede Asta

Faturamento de R$ 585 mil

3º lugar na Global Development Network

Financiamento da Accenture

2010
375 artesãs impactadas

Construção do planejamento estratégico 2010-2015 com Ashoka e McKinsey&Company

2009
250 pessoas impactadas

Investimento da Inter-American Foundation

Investimento do Instituto Ventura

1º lugar no Prêmio Planeta Casa na categoria Ação Social

2008
150 artesãs impactadas

Início da venda direta com 5 consultoras

Entrada na rede de fellows da Ashoka

Investimento do Banco Santander

2007
100 artesãs impactadas

Surge a ideia da Venda Direta

Lançamento do primeiro catálogo de produtos

2006
70 artesãs impactadas

1ª encomenda de brindes corporativos: 300 porta-retratos para a Dow Química

Abertura de um quiosque de venda de produtos no Rio de Janeiro

1º financiamento, concedido pela Fundação Avina

2005
35 artesãs impactadas

Fundação da Rede Asta  

1ª capacitação de mulheres

Participação na  Gift Fair - SP

2017
1017 artesãs impactadas
até agora

Reposicionamento estratégico da Rede Asta

Lançamento do Espaço Asta

2016
784 artesãs impactadas

Entrada na CE-100 Brasil, uma rede de líderes no desenvolvimento da economia circular

Formatura de 2 turmas da Escola de Negócio das Artesãs, em parceria com o Coletivo Artes Coca-Cola e British Council

2015
970 artesãs impactadas

Certificação como Empresa B

Início da Escola de Negócio das Artesãs em parceria com o Coletivo Artes Coca-Cola

Participação no EY Entrepreneurial Winning Women, programa de mentoria para empreendedoras.

1º lugar no Prêmio UBS Visionários

2014
843 artesãs impactadas

Mobilização de uma rede de artesãos para atender pedidos de grandes empresas

Lançamento do catálogo com a história de cada grupo de artesãos da Rede Asta

2013
791 artesãs impactadas

R$ 1 milhão em produtos vendidos pela Rede Asta

Início do trabalho com grupos de artesãos na Amazônia a convite do Instituto Coca-Cola Brasil

Finalistas do Prêmio Folha Empreendedor Social

2012
638 artesãs impactadas

Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura

Ana Lúcia Franco, artesã que faz parte da Rede Asta, eleita microempreendedora do ano no Prêmio Internacional de Microfinanças do Planet Finance

Investimento do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal

Aporte de recursos da Fundação Chanel

2011
500 artesãs impactadas

40 grupos de artesãos  e 700 conselheiras integram a Rede Asta

Faturamento de R$ 585 mil

3º lugar na Global Development Network

Financiamento da Accenture

2010
375 artesãs impactadas

Construção do planejamento estratégico 2010-2015 com Ashoka e McKinsey&Company

2009
250 pessoas impactadas

Investimento da Inter-American Foundation

Investimento do Instituto Ventura

1º lugar no Prêmio Planeta Casa na categoria Ação Social

2008
150 artesãs impactadas

Início da venda direta com 5 consultoras

Entrada na rede de fellows da Ashoka

Investimento do Banco Santander

2007
100 artesãs impactadas

Surge a ideia da Venda Direta

Lançamento do primeiro catálogo de produtos

2006
70 artesãs impactadas

1ª encomenda de brindes corporativos: 300 porta-retratos para a Dow Química

Abertura de um quiosque de venda de produtos no Rio de Janeiro

1º financiamento, concedido pela Fundação Avina

2005
35 artesãs impactadas

Fundação da Rede Asta  

1ª capacitação de mulheres

Participação na  Gift Fair - SP

Como Funciona?

Quem Faz

Negócio

Miriam Lima e Rachel Schettino, Roberta Lomonaco

Impacto

Alice Freitas, Angélica Oliveira Antonio Villela, Camila Pinheiro, Fernanda Goulart, Flavia Castro e Maria Eduarda Pfeiffer

Lab

Alice Meditsch
Gabriela Mazepa

Comunicação

Mariana Valadão, Maryam Ghavami e Milana Bernartt

TI

Anderson Costa

Administrativo

Valéria Santos

Logística

Hugo Cunha

Negócios produtivos artesanais

Blog Asta

Leia Mais >