Quando você compra um produto, procura saber sua origem? Busca informações da empresa que o produz? Ou sua compra acontece de modo impulsivo e automático?

Nossos hábitos de consumo são ferramentas de transformação da sociedade, da economia e também afetam diretamente o meio ambiente, já que a produção de bens utiliza os recursos do planeta. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, nós já consumimos mais 30% mais recursos do que a capacidade de renovação da Terra. Isso é preocupante porque se não diminuirmos esse ritmo, em menos de 50 anos precisaremos de dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos.

Por isso, o Instituto Akatu formulou seis perguntas fundamentais para aumentar a consciência sobre o que estamos comprando. Vamos conhecê-las e repensar nosso modo de consumir? 

1. Por que estou comprando? 

 Antes de comprar algo, pense se você realmente precisa do item que está comprando ou se está agindo por impulso. 

2. O que irei comprar? 

Pesquise entre as opções disponíveis qual atende melhor às suas necessidades para não haver necessidade de troca rapidamente. Procure também comprar produtos de qualidade, que duram mais, para evitar o desperdício.

3. Como irei comprar? 

Você tem recursos financeiros pra quitar sua compra? Vai pagar à vista ou a prazo? Como irá buscar suas compras: carro, ônibus, bicicleta ou a pé? Você as trará em sacolas plásticas ou ecobags

4. De quem irei comprar? 

 A escolha do fabricante é das mais importantes. Como é a produção desta empresa? Ela usa mão-de-obra infantil? Valoriza seus funcionários? Polui o meio ambiente? Cria oportunidades para as comunidades no seu entorno? 

5. Como vou usar o que comprei? 

É preciso saber usar da melhor forma os bens que compramos, para evitar trocas sucessivas sempre que algo novo surgir no mercado ou entrar na moda. Você costuma consertar produtos quebrados, ou simplesmente os descarta e compra um novo? Você evita o desperdício de energia deixando os aparelhos eletrônicos desligados quando estão fora de uso? 

6. Como descarto o que não uso mais?

O descarte é tão importante quanto a compra. Será que o que você está jogando fora não pode ser reutilizado por você ou por outra pessoa? Já pensou que aquele item que não tem mais utilidade para você pode ser matéria-prima para novos produtos

Nós, da Rede Asta, acreditamos no consumo consciente e estamos sempre buscando soluções de upcycling para transformar resíduos para a criação de novos produtos. O consumo dentro da nossa visão de negócio também é uma poderosa ferramenta de inclusão social e econômica ao gerar renda para artesãs locais.

Para cuidarmos melhor do planeta e melhorarmos as relações de consumo é preciso mudança de hábitos em pequenas ações do nosso dia-a-dia. Depende de cada um de nós darmos nossa contribuição para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.