Está sempre nas manchetes: plástico é um problema enorme para o meio ambiente. Só no mar são jogados 200 quilos por segundo e o tempo de decomposição é 450 anos. Se o material dura tanto assim, reaproveitar é o caminho, certo?

A Rede Asta em parceria com o IED Rio lançou aos alunos do curso de Design de Mobiliário o seguinte desafio: criar produtos e soluções sustentáveis reutilizando plástico. Eles têm à disposição máquinas Plástico Precioso para produzir peças a partir desses resíduos. E utilizarão a comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, como campo de pesquisa.

Alunos do IED Rio visitando ateliê na CDD

Na última semana os alunos visitaram o grupo de artesãs Criando Arte e algumas casas da comunidade para capturar necessidades e desejos dos moradores e compreender os recursos e matérias-primas disponíveis. A ideia é que os projetos dos alunos se tornem realidade na Cidade de Deus e possam se tornar uma fonte de renda. O resíduo será coletado, transformado e comercializado na própria comunidade. Quando juntamos necessidades com mentes criativas, fica sempre mais fácil mudar o mundo!