Por que criar hábitos de consumo consciente e seguir princípios de moda sustentável?

21/6/2018

Falar do impacto dos resíduos no Meio Ambiente é automaticamente falar da nossa relação com o consumo. Longe de nós querer responsabilizar os consumidores por todo ou maior parte do impacto no planeta. Mas quem consome, sabendo dos problemas que o consumo desenfreado gera no mundo, tem o poder de mudar essa cadeia de poluição.

A indústria da moda é a segunda maior poluidora do mundo. Por isso falar do impacto da indústria têxtil é muito importante. Entendemos que falar de consumo sustentável também é falar de produção sustentável. A conta não é apenas do consumidor, mas enquanto consumidores precisamos entender o que está acontecendo para mudarmos nosso hábitos e usar nossa força mobilizadora para que as marcas também repensem e ajam de modo diferente.

O fast fashion é o maior responsável pela poluição dos rios. Na China, na cidade de Wenzhou, o rio ficou vermelho com eliminação de corantes vermelhos na água. Adivinha qual era a cor da coleção?

Rio fica vermelho na China como consequência da poluição

De acordo com o relatório “A new textiles economy: Redesigning fashion's future” da Ellen MacArthur Foundation, um caminhão de lixo cheio de resíduos têxteis é desperdiçado a cada segundo, enquanto menos de 1% das roupas é reciclada e transformada em outra roupa.

Essa é a escala mundial, mas fazendo um recorte e olhando apenas para a realidade de São Paulo, na região do Brás e do Bom Retiro são mais de 2 toneladas de resíduo têxtil descartado por dia, gerando 730 toneladas/ano!

“A indústria da moda é sobre beleza. Mas qual é a beleza de 73% das 53 milhões de toneladas de roupas produzidas acabarem aterradas ou incineradas?”  Ellen MacArthur

Questionar a durabilidade das peças, saber quem fez e em quais condições de trabalho e remuneração (vale a pena conhecer o movimento fashion revolution), qual destino foi dado para o que sobrou de tecido das produções e se de fato precisamos seguir cada uma das tendências que surgem no mercado da moda é um passo importante.

Cobrar das marcas que usamos para que sejam sustentáveis em todos os quesitos é importante, deixar de consumir quando os dados apresentados ou a falta de transparência não bate com o mundo que queremos também. Não é para rasgar e jogar fora as peças que já tem, mas é sim para conduzir o consumo para uma via mais de razão do que de emoção e paixão.

Daremos continuidade a essa tema apresentando uma série de marcas que estão se posicionando e buscando mudar esse cenário. Não é preciso perder as esperanças, tem muita coisa boa acontecendo. Se cada um fizer sua parte a ajudar a divulgar as boas práticas, vamos mudar de uma contaminação nociva ao meio ambiente a uma contaminação maravilhosa de cidadãos mais conscientes para um mundo mais sustentável. Acompanhe aqui no Blog Asta.